O BRASIL EVANGÉLICO – IBGE 2010

O BRASIL EVANGÉLICO – IBGE 2010

“Disse Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todos os homens.”
Marcos 16.15

Esta ordem foi dada pelo Senhor Jesus, aproximadamente entre os anos 35 e 40. Nesta época, as profecias se cumpriram, Jesus havia morrido!
Estavam reunidos os onze discípulos e discutiam as notícias que começavam a chegar. Algumas pessoas afirmavam que tinham visto o Senhor. Provavelmente, um pensamento era comum a todos: Nós seremos os primeiros aos quais o Senhor aparecerá!
Afinal eram os Seus discípulos, andaram com o Senhor em seu ministério. Mas, ocorreu o contrário, e o Mestre mostrou-se primeiro aos pequenos e a estes encarregou de levar a notícia aos discípulos. E quando estes chegaram e anunciaram a boa nova da ressurreição, a primeira reação foi a incredulidade, a dureza, o orgulho tomou conta dos corações e não deram crédito a grande notícia.
Jesus apareceu ali no meio deles e os repreendeu por tal situação. E sentado à mesa, conversaram e fez algumas determinações, dentre estas, um mandamento muito importante: “Ide…!
Observamos que este mandamento tem sido prática no seio das igrejas e os povos tem sido alcançados. No entanto, uma vida santa, separada e uma comunhão verdadeira, real são condições indispensáveis.

E o Senhor está alegre com esta multidão, mais de 42 milhões de pessoas que declaram-se seus seguidores? É uma pergunta para reflexão!

A Igreja Evangélica em muitos casos tem nascido ou estão sendo dirigidas como uma empresa com metas definidas, ganhar novos adeptos e abrir templos e usam todos os recursos de marketing para alcançarem tais objetivos.

E o que vemos? Vemos uma igreja de mãos dadas com o mundo, incorporando práticas e costumes comuns aos considerados ímpios. Nas quais, as ordenanças pregadas pelo Senhor, já não ocupam os primeiros lugares na vida de seus fieis. A santidade e a necessidade de viverem separados do mundo, foram “maquiadas” e as expressões:
“não é bem assim!” “Nada a ver!” Que tem sido usada como nunca!

“Disse Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras…”  Jo 14.23

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”

1Co 3.16

“Não vós ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?”

 2Co  6.14

“Sede santos, porque eu sou santo. Disse o Senhor.”

1Pe 1.16

Igreja do Senhor, não aceitem os modismos inventados pelas mentes e corações vazios. Porém, dêem lugar ao Espírito Santo, o único edificador da Igreja.

Dados sobre a Religião no Brasil, tabulados por João Cruzué (olharcristao.blogspot.com.br) Fonte: IBGE – Censo 2010

 

Censo Religioso por Igrejas – 2010

 

Censo 2010 – Igrejas Evangélicas por gênero e Habitação

Analise

 

Mapa Religioso Oficial do Brasil

 

Crescimento dos Evangélicos no Brasil – 1890 a 2010

Mapa Evangelicos

Informações adicionais  dos dados dispostos na tabela:
1. População do Brasil nos censos do IBGE de 1890 a 2010
2.  AV-% : Análise vertical mostrando a taxa decendial de crescimento da população  brasileira.  Exemplo: 2010/2000 – 190.958.404 dividido por 169.779.170, vezes 100, igual a 12,47%.
3. AH-% : Análise horizontal. A população evangélica dividida pela população brasileira x 100. Exemplo: 2010/2000 – 42.275.437 dividido por 190.958.404, vezes 100, igual a 22,14%.
4. AV-% : Análise vertical mostrando a taxa decendial de crescimento da população evangélica.  Exemplo: 2010/2000 – 42.275.437 dividido por 26.184.941, vezes 100, igual a 61,45%.
 5. Taxa de crescimento anual da população evangélica. Este é mais complicado, pois calculei uma taxa composta, não linear.
Exemplo: Taxa decendial de 2010, 61,45 dividida por 100 + 1 = 1,6145. A seguir  extrai-se a raiz de índice 10  de 1,6145 x 100. Resultado: 4,91%
6. No cálculo da taxa de 1991 a 2000, como foram 9 anos o índice da raiz foi 9.

Dados sobre a Religião no Brasil, tabulados por João Cruzué (olharcristao.blogspot.com.br) Fonte: IBGE – Censo 2010

 

Louvado Seja o Nome Santo do Senhor!

Pr Elias R. de Oliveira
 

Veja Mais: CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS NO BRASIL