Como ser puros em dias nos quais a sexualidade é tão explorada? Não é nada fácil! Hora após hora, nos deparamos com o diabo oferecendo um cardápio “convidativo”, mexendo com nossos sentidos. Ao ligarmos a TV, lá está o maligno usando o erotismo com todas as suas forças: são as novelas e os filmes pornográficos (inclusive, o servo de Deus não deve assistir a novelas ou filmes pornôs); os programas humorísticos, que são verdadeiros exploradores da sexualidade; nas revistas, mulheres seminuas são tratadas como mercadorias à venda em uma feira; e nas propagandas, o nudismo vende de arroz a carros importados. Na escola, é o assunto das rodinhas de “amigos” que influenciam muitos que se dizem “crentes”; no trabalho, é o assunto preferido dos colegas; e até na igreja, os relacionamentos entre os jovens são imorais, à semelhança do mundo.
A resposta sobre como ser puros neste mundo é:
“Guarda-te para que não sejas também tentado.” (Gl 6.1)
Este é o mandamento deixado por Deus a todos, sejam jovens ou anciãos! É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno. Esse amor nos constrange a viver segundo os Seus preceitos. É provável que o nosso amor pelo Pai nos coloque em algumas situações difíceis, em relação à vida social ou mesmo profissional.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça…” (Mt 6.33)
“Ninguém pode servir a dois senhores; … Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6.24)
Amados do Senhor, melhor é servir a Deus exclusivamente, buscando colocá-Lo em primeiro lugar em todos os aspectos de nossa vida. Primeiro a vontade de Deus, em seguida a nossa! Assim deve ser a vida do Servo.
Servo de Deus: Padrão, Modelo (1Tm 4.12 e Tt 2.7)
O diabo, sabiamente, através de muitos canais, tem ensinado que a juventude precisa aproveitar a vida e curti-la ao máximo. Nessa ideia louca, muitos pratos são apresentados, com manjares que seduzem a muitos, destruindo completamente suas vidas.
Infelizmente, essa é a consequência do pecado e da inobservância das orientações do Senhor, que nos ensina a dizer não ao mundo.
O maligno sabe manipular com grande astúcia os homens e, dissimuladamente, planta em suas mentes vazias do Espírito Santo a aparência do mundo. Leva os homens a pensar segundo os princípios da terra e a assimilar suas práticas. É comum encontrarmos nas igrejas pessoas que se dizem “crentes”, porém, tão envolvidas com o mundo e seus costumes, que infelizmente é impossível vê-las como padrão ou modelo de algo bom. São homens com longos cabelos, mulheres tosquiadas, piercings, tatuagens, roupas, músicas e linguagem comuns aos filhos das trevas; mentes depravadas, adeptos da masturbação e de relacionamentos em que a sensualidade vem à tona; seguidores de homens e de seus costumes. Meu Deus, é uma juventude dura, fria e doente.
Como ser modelo assim? Onde estão os “Timóteos” da casa do Senhor? (1Tm 1.18)
Servos de Deus: Santos (1Co 6.13b; Cl 3.5; Sl 119.9)
Quando o Senhor chamou o homem para junto de Si, deu-lhe um mandamento: “Sede santos, como Eu sou” (1Pe 1.16).
A vida “santa” (segundo os preceitos da lei divina) é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. A santidade nos reveste com a armadura do Senhor, protegendo-nos do toque maligno, de sua espada e de seus dardos. Viver em santidade é morrer para o mundo, afastar-se do pecado e entronizar na vida o Senhor Jesus, obedecendo-O incondicionalmente até as últimas consequências. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se você continuar a ter prazer em tais práticas, com certeza o Senhor não terá prazer em sua vida! Ame o Senhor acima de todas as coisas!
Servo de Deus: Puro no Namoro (Dt 7.3,4; 2Co 6.14)
A preocupação com o namoro e até mesmo a sua prática é totalmente dispensável quando nos deixamos guiar e olhamos as coisas com a visão do Espírito de Deus; afinal, somos participantes da providência divina. É preciso que tenhamos em mente que o Senhor nos conhece e tem um carinho especial por cada um de Seus servos. Nada acontece por acaso; acasos não existem para Deus! É bom saber esperar, pois, no devido tempo, conforme a Sua vontade, será providenciada a pessoa certa para companheiro(a). Essa busca louca e desenfreada pela “cara metade” é uma distorção da vontade de Deus. É um meio de alimentar a carne com os atos impuros que normalmente há nos namoros; vergonhosamente, isso acontece entre os cristãos. Infelizmente, o diabo tem aproveitado essa brecha para entrar e agir no meio da juventude; os costumes e atos são semelhantes aos dos ímpios. “Ficar” (antigamente: paquerar) é uma prática inconcebível para o servo de Deus; em si mesma, denota que é um relacionamento apenas para a alegria da carne; a impureza e a sensualidade exacerbada são comuns.
É cada vez mais comum encontrarmos em congressos e acampamentos de jovens casais relâmpagos que se formam e se separam em apenas algumas horas! Na vida do verdadeiro servo de Deus, não há lugar para isso.
Pais amados, ensinem e aconselhem seus filhos a andarem nos caminhos da santidade!
Servos de Deus: Fiéis ao Senhor (Rm 8.39)
Nos últimos anos, muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos, e outros ainda serão reformulados. A juventude foi atingida em cheio e encontra-se vivendo em um mundo preparado para o pecado; no entanto, devem ser santos. O apelo ao pecado é muito forte, e muitos falham, deixando-se levar.
A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se uma vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que o são! Por que a zombaria? A resposta é simples: vivemos em um mundo dominado pelas forças malignas. E a ideia principal do rei do mundo é destruir o homem.
Lamento ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões “sociais” e algumas ideias insanas que afastam os fiéis do Pai.
Os namoros impuros, cheios de prazeres da carne, são formas claras e evidentes de infidelidade ao Senhor (Mt 5.28; 1Ts 4.1-8; 2Pe 2.13). Geralmente, esses relacionamentos culminam na fornicação (1Co 7.2; 6.9; Gl 5.19). É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.
Servo de Deus: Foge (2Tm 2.22)
Paulo, cheio do Espírito Santo, aconselhou a Timóteo: “Foge das paixões da mocidade.” É um conselho claro e de fácil entendimento: fuja do pecado! Fuja!
O Espírito de Deus está dizendo: evite as companhias que não edificam e que o induzem ao pecado! Não frequente lugares onde o Senhor não entraria!
Uma auto-pergunta: “O Senhor Jesus agiria assim?”
E lembre-se: “De todas as coisas, o Senhor te pedirá conta.” (Ec 11.9)
Pr. Elias Rios