Catolicismo: Interpretando a Bíblia

Catolicismo: Interpretando a Bíblia

 

Interpretando a Palavra de Deus

Podem os Católicos interpretar a Palavra de Deus por si mesmos?

“O encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus foi confiado exclusivamente ao Magistério da Igreja, ao Papa e aos bispos em comunhão com ele.” P. 38, #100  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Será que somente o Papa e a liderança da Igreja Católica podem interpretar corretamente a Palavra de Deus? Vamos à Bíblia e vejamos o que ela diz sobre este ensino. Quando Paulo e Silas pregavam em Beréia, assim referiram-se ao povo:

“…receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim.” Atos 17:11

Em outras palavras, eles interpretavam as Escrituras por si mesmos com a ajuda do Espírito Santo.

“Respondeu-lhes Jesus: não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” Marcos 12:24

Por que Jesus censurou os saduceus por não conhecerem as Escrituras se fosse impossível para eles interpretá-las? E por que Pedro, o primeiro “Papa” do Catolicismo, declara o seguinte?

“Sabendo primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação.
2 Pedro 1:20

Por que Paulo nos instrui a estudar a Bíblia, se não podemos interpretá-la?

Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
2 Timóteo 2:15

Jesus admoestou os judeus:

Examinai as Escrituras…” João 5:39

Por que ele o teria feito se soubesse que eles não poderiam interpretá-la?

Quem faz a interpretação?

A Bíblia revela que o Espírito Santo, não um grupo de homens, interpretará a Escritura para os filhos de Deus, bem como os ajudará a compreender todas as coisas.

“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26

“Quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade…” João 16:13

O apóstolo Paulo reconhecia ser o Espírito Santo aquele que lhe ensinava:

“Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais.” 1 Coríntios 2:13

“Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.” 1 Coríntios 2:12

Porque os Cristãos são aconselhados a memorizar as Escrituras, se eles não podem entendê-las?

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmo 119:11

“Guarda os meus mandamentos e vive… escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3

Uma admoestação

Os versos seguintes das Escrituras deveriam alarmar qualquer um que acredite precisar de uma Igreja para interpretar a Bíblia para eles:

“Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar. Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas a sua unção vos ensina a respeito de todas as cousas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” 1 João 2:26-27

Poderia ser mais clara a posição de Deus?

Conclusão

Por que a Igreja Católica está tão determinada a interpretar as Escrituras para você? É porque deseja controlar você e mantê-lo atado ao Catolicismo?

Será que ela está com medo que você leia a Escritura sozinho e descubra que as doutrinas Católicas são contrárias à Palavra de Deus?

Você realmente acredita que todos os não Católicos estão rondando espiritualmente às cegas, precisando da Igreja Católica para lhes interpretar a Bíblia?

Guarde estas coisas em sua mente, mas sua decisão mais importante é:

“Quem interpretará a Escritura para você… o Espírito Santo de Deus ou a Igreja Católica Romana?”

Sua resposta a esta pergunta determinará a quem você vai obedecer e onde você passará a eternidade:

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo dia. Os teus manda-mentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque aqueles eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.” Salmo 119: 97-99

Autor:
Rick Jones
Livro:

Por Amor aos Católicos Romanos

Fonte:
chick.com/reading/books/0221/0221_30.asp