A existência de Satanás é um fato amplamente reconhecido nas Escrituras. No Antigo Testamento, ele é mencionado em sete livros e aparece em todos os livros do Novo Testamento. Jesus também reconheceu sua existência, como evidenciado em passagens como: “O inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos” (Mateus 13:39) e “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago” (Lucas 10:18). Ele também afirmou: “Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu” (Lucas 11:18).
Características de Satanás
Satanás é um ser com personalidade, possuindo diversas características que revelam sua natureza:
- Inteligência e Astúcia: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2 Coríntios 11:3).
- Vontade: “mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade” (2 Timóteo 2:26).
- Responsabilidade Moral: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).
- Referências Pessoais: Em Jó 1:7-8, o SENHOR pergunta: “De onde você vem vindo?” ao que Satanás responde: “Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali.”
Designações de Satanás
A) Nomes:
- Satanás (adversário): “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mateus 4:10).
- Diabo (difamador): “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1).
- Lúcifer (Filho da Alva): A aplicação deste nome a Satanás começou no terceiro século, especialmente entre poetas, devido a uma interpretação errônea de Lucas 10:18 e Isaías 14:12.
- Belzebu: “Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios” (Mateus 12:24).
- Belial: “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” (2 Coríntios 6:15).
- Maligno: “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” (2 Coríntios 6:15).
B) Títulos:
- Maligno: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João 5:19).
- Tentador: “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” (1 Tessalonicenses 3:5).
- Príncipe deste Mundo: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31).
- Deus deste Século: “…nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4).
- Príncipe da Potestade do Ar: “…nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2).
- Acusador de Nossos Irmãos: “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus” (Apocalipse 12:10).
C) Representações:
- Serpente: “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo” (Apocalipse 12:9).
- Dragão: “Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas” (Apocalipse 12:3).
- Anjo de Luz: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).
A Natureza de Satanás
A) Caráter:
- Criatura: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hebreus 11:3).
- Ser Espiritual: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:11-12).
- Pertence à Ordem dos Querubins: “Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas” (Ezequiel 28:14).
- Era o Mais Importante entre os Anjos: “Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura” (Ezequiel 28:12).
B) Personalidade:
- Homicida: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade” (João 8:44).
- Mentiroso: “Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).
- Pecador Contumaz: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio” (1 João 3:8).
- Acusador: “…pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite” (Apocalipse 12:10).
- Adversário: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).
C) Limitações:
- Criatura, não é Onisciente: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus” (Hebreus 11:3).
- Sua Ação Pode ser Resistida: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
- Deus Impõe Limite a Ele: “Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão” (Jó 1:12).
Estado Original e Queda de Satanás
A) Privilégios: “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura” (Ezequiel 28:11-15).
B) Pecado: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaías 14:12-20).
- Seu Nome: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!” (Isaías 14:12).
- Seu Orgulho: “No teu coração se elevou o teu orgulho, por causa da tua formosura; corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28:17).
- A Queda: “Por isso, eu te lancei do monte de Deus e te expulsei, ó querubim que te guardas” (Ezequiel 28:16).
Pr Elias Rios