Missão Vivos!

Temas Atuais:

MÚSICA SECULAR, FILMES, ETC.: É PECADO?

TEMAS ATUAIS:

Reflexões sobre o cotidiano do servo, abordando os desafios dos últimos tempos e oferecendo orientações para resistir às artimanhas do inimigo e fortalecer a fé. 

VEJA OS LINKS:

Nova Era: O Movimento
Nova Era: O que é?
Nova Era: A História
Nova Era: Simbolos e Significados
Criança & Mídia:  Final Infeliz!
Greves, Protestos: Pecador?
Cristãos e a Internet
Brasil Evangélico – IBGE 2010
Louvor Atual nas Igrejas
Israel: Estado ou Espiritual
Impostos: Pagar ou sonegar?
Páscoa Cristã: A Origem
Páscoa: Festa Cristã?
Páscoa: Comemorar ou Não?
Homossexualismo e a Bíblia
Homossexualismo e a Igreja
Natal: Comemorar ou Não?
Pais Exemplo Para os Filhos
Pais & Filhos: Amigos
Filhos & Pais: Orientações Bíblicas
Namoro Cristão: Marca da Santidade
Jogos de Azar: Pecado?
Superstição Gospel
Advinhação: Perigosa para o Crente
Fofocas: O Pecado da Língua
Arqueologia Bíblica: A Realidade
Catolicismo: Algumas respostas!
Amor, Sexo e Lascívia!
Fornicação: O Pecado do Sexo
Reencarnação: À Luz da Bíblia 1
Reencarnação: À Luz da Bíblia 2
Carnaval – A Origem!
Acupuntura: Pecado?
Alma, Espírito & Corpo: Definição
Líderes íntegros!
Mexerico: O Pecado da Língua
Maledicência: O Pecado da Língua
Missões Urbanas – Esteja Preparado
Baralho: Jogar é Pecado
Problemas Financeiros: Solução
Pornografia: Pecado Viciante
Superstição: Prática Sedutora
Prostituição: Gera Pecado
Esoterismo: O Engano Satânico
Astrologia: Prática Pecaminosa
Drogas, uma opção?
Marido Descrente
Games: Viciantes e Perigosos
Namoro Misto: Pecado?
Virgindade: Obediência a Deus
Bruxaria Para Crianças
Filho: Honra Teu Pai e Tua Mãe
Pais: Os Filhos Para o Senhor!
Igreja & Dinheiro: à luz da Bíblia
Aborto: Segundo a Bíblia
Aborto: Visão Bíblica
Aborto: Homicidio Qualificado
Ecumenismo: Devo participar?
Ecumenismo: Quais os rumos?
Decepções, como vencer?
Depressão: Qual a Solução?
Não toqueis nos meus ungidos!
Salvação, agora é o tempo!
Hipnose: porta para o ocultismo
Dízimos & Ofertas: Correto Hoje?
Inferno: Um Mito
Materialismo na Igreja
Compositor: Arte de Compo
Músico do Reino de Deus
Perdão: Uma Obrigação
Conheça a Deus
Conheça a Jesus
Halloween: A História
Halloween: Ocultismo
Halloween: A influência Diabolica
Inveja: Obra da Carne
Funcionário Santo
Empregador Santo
Batalha Espiritual: Uma Verdade
Pastora: Há Amparo  bíblico?
Bebida Alcoólica: Obra da Carne
Músico Segundo Cristo
Adoradores ou “Artistas Gospel”?
Piercing: Prática Mundana
Lascívia: Obra da Carne
Música secular, novela e filme: Pecado?
Dança na Igreja: É Bíblico?
O Sofrimento de cada dia
Yoga: Prática Antibíblica
Runas: Prática Antibíblica
Tarô: Prática Antibíblica
Cristais: Há Poder?
Artes Marciais e o Crente
Adultério: Obra da Carne
Masturbação: Obra da Carne
Capoeira e o Crente
Sexo: Uma Benção!
Seitas: O Braço do Engano
Simpatia / Superstição: Obra da Carne
Capitalismo Evangélico: Ganância
Harry Potter: Bruxaria Explicita
Tatuagem, Piercing e Cia: Carnalidade
Festas Juninas: Idolatria
Corpus Christi: Definição
Astrologia: Obra da Carne
Namorar, Ficar e Transar ?
Pirataria e os Evangélicos
Carnaval: A Origem
Natal: A Origem
O Código da Bíblia
A Bíblia satânica
Sorte e Superstições: Obras da Carne

Recebo continuamente e-mails questionando-me:

É pecado ouvir músicas seculares e assistir a novelas e filmes?

Decidi, então, escrever esta mensagem, na qual procuro responder a essa questão à luz da Palavra de Deus. Aqueles que forem sensíveis ao Espírito Santo certamente encontrarão a resposta para esta pergunta.

Vivemos no tempo da graça, dias em que o Espírito de Deus está sobre a igreja, edificando as vidas e concedendo-lhes discernimento para agir em conformidade com a vontade de Deus em todos os aspectos. A vida santa e pura (“…santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12.14) nos habilita a desfrutar de intimidade com o Senhor e na renovação de nossa mente, comungando as mesmas ideias e princípios. É esse o campo preparado para a ação do Espírito Santo, que nos faz sentir a conveniência ou não de algumas ações.

É evidente que não encontraremos na Bíblia um versículo que aborde diretamente o tema, até mesmo pela inexistência de tais situações. Paulo, escrevendo aos irmãos de Corinto, disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6.12). Aqui está a sabedoria do servo, que permite ao Espírito Santo falar ao coração. Nossa escolha deve ser pela licitude das obras, boas obras: “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (1Pe 2:12)

Façamos uma reflexão:

Ouvir música secular edifica a vida? É muito pouco provável! Na verdade, as letras dessas músicas geralmente exploram temas como erotismo, sexualidade, ilusões, espiritualidade, mentira, etc.—mensagens que destoam dos princípios de Deus. Muitos artistas falam abertamente de pactos celebrados com entidades, visando o sucesso. O servo de Deus não pode compactuar, de forma alguma, com o mundo. Há também a questão do testemunho. Será lícita essa prática? Jesus teria prazer nelas?

Assistir a filmes e novelas edifica a vida? As novelas exibidas em nossos dias são verdadeiros canais disseminadores de toda sorte de práticas contrárias à Palavra de Deus. São escolas que atentam diretamente contra a moral e os bons costumes. A tônica é: sexo, adultério, fornicação, traição, mentira, inimizade, falsidade, espiritualidade, violência, etc. É lícito o servo de Deus ocupar diariamente sua mente com tanta imundícia? Jesus seria um assíduo telespectador de novelas? Quanto aos filmes, é preciso ter o bom senso de assistir apenas àquilo que não traga dano à nossa comunhão com o Senhor. É comum, nas telas, que o errado torne-se certo e o certo torne-se errado. Por exemplo, inúmeros filmes trazem personagens declaradamente maus, bandidos, assassinos, etc., que arrebatam a aprovação e até mesmo o desejo de vê-los se dar bem. Isso é compactuar com as obras das trevas. É lícito tal diversão? Jesus ocuparia seu tempo assistindo a filmes abertamente contrários aos princípios de Deus?

Irmãos, é preciso aprender a analisar e avaliar tudo que tem acesso à vida e que enche a mente, seja através dos olhos ou dos ouvidos. Se a sua mente está cheia de letras de músicas mundanas e cenas de novelas e filmes, a tendência lógica é a prática de tais ensinamentos. O Senhor Jesus nos alertou quanto a isso: “Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mt 12.34). É preciso humildade e santidade para reconhecer essa verdade e guerrear contra a carne, sujeitando-a totalmente a Deus. O viver precisa ser um testemunho vivo da glória de Deus: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:16)

A vida do homem não pertence a ele mesmo, mas a Deus, que o santifica e o transforma em morada do Espírito Santo (“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.” 1Co 6.19). É lícito encher esta morada santa com as coisas impuras deste mundo? Deus chamou o homem e o separou para toda boa obra, para que, em suas ações, Ele seja glorificado.

O que deve ocupar a mente do servo?

“Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Fp 4.8,9). O homem segundo o coração de Deus observa os Seus princípios e mantém a porta da vida fechada para o diabo e suas más obras, que habilmente entram pelos lares.

Afinal, é pecado ouvir música secular, novelas e filmes? Após a leitura desta mensagem, tenho plena convicção de que o Espírito Santo falou ao seu coração e você sabe qual é a resposta.

“Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus—que a Ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!” (1Tm 1.17)

Pr. Elias Rios