Compondo Cânticos

Compondo Cânticos

Hoje em dia, encontramos muitas pessoas com coração desejoso em compor músicas ao Senhor. Muitas delas tentam expressar sua gratidão a Deus, contar experiências vividas, etc., porém muitas vezes não conseguem terminar uma letra ou criar uma melodia. Vários são os obstáculos encontrados ( como veremos mais adiante ), mas todos querem chegar a um ponto em comum: compor uma bela canção. Eu gosto de dividir as composições em dois ramos bem básicos: as composições divinas e composições naturais.

Composições divinas

As composições divinas são aquelas que são totalmente reveladas por Deus. Ele compõe a letra e a melodia e a entrega a uma pessoa. Esta pessoa tem apenas o trabalho de publicar ou tornar a canção conhecida. A revelação pode acontecer através de um sonho, visão, vigília, oração, reunião de adoração, no meio de cânticos espirituais, etc. Foi o que aconteceu com Benedito Gomes, quando recebeu a música “Ao único” em sonhos.

As composições divinas dependem da vontade de Deus, quando Ele quer agir em seu povo enquanto ele estiver cantando determinada música. Deus pode revelar uma canção de júbilo quando um servo seu está alegre, e toda igreja pode desfrutar do mesmo cântico. Deus pode revelar um cântico de cura a um servo, para que ele ensine a igreja, e Ele possa agir neste cântico.

Composições naturais

As composições naturais são aquela que provém do dom natural musical de uma pessoa. Elas não são necessariamente inspiradas por Deus. Tomemos como exemplo as músicas não cristãs: hinos nacionais, jingles, trilhas sonoras, etc. Elas não vêm de Deus, mas vêm da capacidade musical de uma pessoa de compor melodias.

Assim chegamos a conclusão de que para compor uma música de forma natural basta ter vontade e dom musical. A prova disso são os milhares de cânticos e corinhos que conhecemos atualmente. Muitos deles têm origem no livro de Salmos, onde encontramos muitos poesias de louvor que chegam a ter rima e métrica.

Problemas enfrentados

Nesta parte vou listar abaixo os obstáculos que atrapalham a criação de uma música. Observe os principais abaixo:

Letra sem melodia nem ritmo: este é um caso comum onde a pessoa consegue criar uma uma belíssima letra ( bem poética ), mas não encontra melodia nem ritmo que encaixe. A pessoa passa horas e horas combinando harmonizações e mudando o ritmo, mas nunca chega a lugar algum.

Melodia bonita com mensagem sem profundidade: neste caso a pessoa consegue criar uma bonita melodia mas não consegue encontrar um tema ou uma mensagem para encaixar nesta melodia. Muitas vezes acaba completando a música com chavões: pá pá pá, tchurá, iéééé, ná ná ná, lá lai á, etc. Ou acaba compondo uma mensagem sem criatividade usando frases repetitivas como: Jesus é bom, Jesus tem poder, glórias a Deus, etc.

Falta de técnica musical: a falta de técnica musical pode fazer uma pessoa criar melodias simples como as músicas infantis, onde são usados acordes bem básicos. Este problema ocorre geralmente com cantores que não sabem tocar nenhum instrumento. Eles acabam tendo que recorrer a um músico para resolver a questão da melodia e do ritmo mais adequado.

Letra da música sem métrica: às vezes uma pessoa consegue escrever uma bonita poesia ou mesmo um texto cristão, e deseja fazer disto uma canção. Neste caso é comum acontecer o problema da métrica do texto, que não se encaixa em ritmo nenhum. Frases são curtas ou longas demais, tornando a batida rítmica inconstante.

Começando a compor

Apesar de todos estes problemas mostrados acima, não é difícil para uma pessoa que possui dom musical, compor uma bela canção. Abaixo estão algumas dicas:

Criar melodia, depois letra – Um bom exercício é formar seqüências musicais básicas em algum instrumento ou até mesmo assobiando, e da “edição final” criar uma melodia completa. Uma boa dica para treinar isto é inventar melodias com a voz, utilizando palavras como “lá, lá, lá” ou com a boca fechada cantarolar “hum-hummmm”. Depois de ter criado uma melodia, escreva uma letra que se encaixe no ritmo que você escolheu.

Ter a letra, para inventar melodias – Neste caso você já tem um texto escrito ou até mesmo uma poesia. Se você não tiver, basta ir ao livro de salmos e escolher uma poesia que fale diretamente a você ou a sua igreja e crie uma melodia em cima do texto. Não receie em mudar algumas palavras ou frases, para que a música esteja dentro do ritmo, porém sempre tenha cuidado em não mudar no sentido.

Pedir inspiração a Deus – Se você almeja receber uma música de Deus (composição divina), tudo o que você tem a fazer é exercitar a sua adoração. Exemplo: entre no seu quarto com um violão, qualquer instrumento ou à capela, e comece a entoar hinos espontâneos ao Senhor. Hinos de agradecimentos, de engrandecimento, etc. Crie suas frases e, com apenas dois ou três acordes, louve ao Senhor de coração. Peça para Deus te inspirar cânticos, melodias ou apenas letras.

Vamos a algumas dicas:

Se você deseja compor um cântico para cantar na sua comunidade, evite palavras pouco utilizadas, melodias e harmonias difíceis de serem cantadas, etc. A música deve ser simples o bastante, que todas as pessoas entendam e consigam cantar (por isso se chama cântico comunitário);

Seja criativo! O povo de Deus deve ser mais artístico. Evite compor músicas ou corinhos tachados como “bregas” no mundo. Vamos tirar a imagem que a música cristã tem de ser chata e ruim, criando letras inteligentes e melodias lindíssimas;

Seja original! Não copie parte de melodias, letras ou arranjos de outros compositores, principalmente os do mundo. Novamente, seja criativo!

Nunca componha músicas em tom alto ou baixo demais, isto para que a execução da música não seja difícil;

Não desanime se não conseguir compor uma melodia em um determinado momento e não jogue fora a letra que você criou. Há certos momentos que temos “estalos” de inspiração, e muitas vezes falta letra para encaixar em nossa inspirada melodia…;

Adore ao Senhor, esteja em Santidade, cultive o seu relacionamento com Ele. Pode ter certeza de que Ele é fonte inesgotável de inspiração!!!

Conclusão

Espero que com este artigo você possa ter aprendido um pouco mais sobre composições. Oro para que todos que lerem este estudo sejam inspirados em compor belíssimos cânticos para a honra e a glória de Deus!!!

Um abração em Cristo Jesus

Ramon Tessmann
www vidanovamusic.com/ramon