Catolicismo: Últimos Ritos

Catolicismo: Últimos Ritos

 

Últimos Ritos

A última doutrina que veremos é também o último rito que muitos Católicos realizam, o Viático, também conhecido como últimos ritos.

“Como sacramento da páscoa de Cristo, a Eucaristia deveria sempre ser o último sacramento da peregrinação terrestre, o ‘viático’, para a ‘passagem’ para a vida eterna.” P. 416, #1517  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Este rito inclui a Unção dos Enfermos:

“Se o sacramento dos Enfermos é concedido a todos que sofrem de doenças e enfermidades graves com mais razão ainda cabe aos que estão às portas da morte… A Unção dos Enfermos completa e nossa conformação com a Morte e Ressurreição de Cristo, como o Batismo começou a fazê-lo.” P. 418, #1523  Catecismo da Igreja Católica (1994)

A crença de que esta unção “completa a nossa conformação com a morte e Ressurreição de Cristo” é outra tradição de homens sobre a qual as Escrituras nada falam.

Mais escravidão

Uma vez que este rito só pode ser realizado por um padre ou outro líder Católico, ele mantém os membros presos à religião Católica exatamente até o momento da morte.

“Só os sacerdotes (bispos e presbíteros) são ministros da Unção dos Enfermos.” P. 416, #1516  Catecismo da Igreja Católica (1994)

O Catecismo também ensina que os Últimos Ritos são a “semente da vida eterna”:

“Aos que estão para deixar esta vida a Igreja oferece, além da Unção dos Enfermos, a Eucaristia como viático. Recebida neste momento da passagem para o Pai, a Comunhão do Corpo e Sangue de Cristo tem significado e importância particulares. É semente da vida eterna e poder de ressurreição…” P. 418, #1524  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Mas a Bíblia discorda, declarando que este rito nem é “semente de vida eterna” nem é “poder de ressurreição”. Estas são doutrinas humanas que Deus não iniciou e nem endossou.

Este ato é nada mais que uma boa obra terrena final, a qual a Bíblia afirma não ter valor algum:

“…para ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.” Filipenses 3:8-9

Aqui estão mais algumas regras humanas associadas a este rito:

“Se um enfermo que recebeu a Unção dos Enfermos recobrar a saúde, pode, em caso de recair em doença grave, receber de novo este sacramento. No decorrer da mesma enfermidade, este sacramento pode ser reiterado se a doença se agravar. Permite-se receber a Unção dos Enfermos antes de uma cirurgia de alto risco. O mesmo vale também para as pessoas de idade avançada, cuja fragilidade se acentua.” P. 416, #1515  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Regras e mais regras! Por favor, lembre-se, Deus jamais ordenou qualquer uma delas. Os homens é que as criaram todas.

Conclusão

Para que você tome sua própria decisão sobre esta doutrina, aqui estão alguns pontos a considerar:

 Este rito jamais é ensinado na Bíblia.

 Personagem algum da Bíblia jamais recebeu os Últimos Ritos, inclusive Paulo, que disse:

“Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé…” 2 Timóteo 4:6-7

 Personagem algum da Bíblia jamais administrou os Últimos Ritos. Esta doutrina desliza com os mandamentos dos homens. Você vai colocar sua fé e confiança nestas regras e regulamentos humanos ou em Jesus Cristo? Lembre-se que Jesus avisou:

“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Mateus 15:9

Autor:
Rick Jones
Livro:

Por Amor aos Católicos Romanos

Fonte:
chick.com/reading/books/0221/0221_37.asp